image


Adesão

Finlândia oficializa intenção de entrar para a Otan

Suécia deve tomar mesma atitude nos próximos dias
image Crédito: Reprodução/ Twitter- Exército da Finlândia
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 3 semanas

A Finlândia anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 12, que irá se candidatar para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

A expectativa é de que o processo de adesão aconteça rapidamente. A Suécia deve seguir o seu exemplo nos próximos dias.

- Envie esta notícia no seu Whatsapp

- Envie esta notícia no seu Telegram

O anúncio da Finlândia, que corresponde a uma mudança de posição histórica, provocou a fúria do Kremlin, que o chamou de ameaça direta à Rússia e ameaçou uma resposta não especificada.

A decisão dos dois países nórdicos de abandonar a neutralidade militar que mantiveram durante a Guerra Fria constitui uma das maiores mudanças na segurança europeia em décadas.

O anúncio ocorreu enquanto a guerra da Rússia na Ucrânia aproxima-se de outro ponto de inflexão, com as forças ucranianas repelindo as tropas russas da região em torno de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, em seu avanço mais rápido desde que forçou a retirada da Rússia dos arredores da capital e do Nordeste há mais de um mês.

__________________________________

RELACIONADAS

+ Secretário-geral diz que Otan vai enviar tropas para o Leste Europeu: 'Faremos o que for necessário para proteger nossos aliados'

+ De forma velada, Rússia ameaça Finlândia e à Suécia caso se aliem a Otan

+ Rússia ameaça Finlândia e Suécia e diz que países enfrentarão 'consequências militares' se tentarem entrar na Otan

__________________________________

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que os finlandeses serão "calorosamente recebidos" na aliança e prometeu um processo de adesão "suave e rápido".

A Finlândia e a Suécia são os dois maiores países da União Européia que ainda não aderiram à Otan, e a fronteira de 1.300 km da Finlândia mais que dobrará a fronteira entre a aliança liderada pelos EUA e a Rússia, colocando os guardas da Otan a algumas horas de carro da periferia norte de São Petersburgo.

_____________________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image
 
 
image
 
 
image
 
 
image
 
 
image

Tags