image


Atendimento ambulatorial

‘Sabadão da Saúde’ oferecerá exames, consultas e vacinas em todos os sábados de agosto em Manaus

Ação não exige agendamento e é para facilitar acesso de quem tem dificuldade de ir à unidade de saúde na semana
image Crédito: Divulgação/ Dhyeizo Lemos / Semcom- Atendimento na UBS Móvel da Semsa em Manaus
Fonte: Portal Norte - Há 1 semanas

Para fortalecer as ações de atenção básica voltadas para a população de Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou nesta sexta-feira, 5, que o mês de agosto terá quatro edições do ‘Sabadão da Saúde’.

A ação acontecerá sempre aos sábados, com a ampliação da rede de atendimento em todos os distritos da capital.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O Sabadão da Saúde quer incentivar a adesão do público que tem dificuldade de ir à unidade de saúde no horário comercial durante a semana. 

Os serviços terão como público-alvo as pessoas com confirmação ou suspeita de hipertensão e diabetes, mulheres grávidas, mulheres em idade de realização do exame preventivo do câncer de colo de útero e crianças de 0 a 14 anos que precisam atualizar a caderneta de vacinação.

Para o atendimento, a Semsa terá aproximadamente 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os usuários terão acesso aos serviços das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

No sábado, dia 20, quando será realizado o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, o número de unidades será ampliado para 106.

Saúde

O secretário de Saúde de Manaus, Djalma Coelho, explica que a oferta dos serviços aos sábados também tem o objetivo de acelerar o atendimento das pessoas que estão em atraso com o acompanhamento da saúde em áreas consideradas prioritárias.

“Essas áreas fazem parte do monitoramento de rotina do município e integram os indicadores do programa Previne Brasil, que mede a qualidade da assistência básica no país”.

______________________________________

RELACIONADAS

+ FVS emite alerta sobre reintrodução da Poliomielite no Amazonas

+ AM registra primeiro caso de sarampo em dois anos, diz FVS

+ EUA detectam caso de poliomielite pela primeira vez desde 1993

______________________________________

Serviços

Durante as quatro edições do ‘Sabadão da Saúde’, a Semsa vai oferecer as vacinas do calendário infantil para as crianças de 0 a 14 anos.

Todos os que estiverem na idade certa para se vacinar ou que estiverem em atraso com uma das vacinas devem ser levados aos locais de atendimento.

Os serviços também se estendem às crianças menores de 1 ano em atraso com as vacinas contra a poliomielite e a pentavalente, ambas aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida.

Hipertensão ou diabetes

Para as pessoas que têm confirmação ou suspeita de hipertensão ou diabetes serão oferecidas consultas, aferição de pressão, realização do exame de hemoglobina glicada, renovação da receita e entrega de medicamentos.

Quem está nessa condição e não fez nenhuma avaliação médica nos últimos quatro meses deve procurar uma das unidades em funcionamento, levando receitas e exames anteriores, se possível.

Pré-natal e saúde da mulher

Para as mulheres, em especial, serão oferecidos dois serviços: consultas de pré-natal, a partir de 1 mês de gestação, para as grávidas que ainda não iniciaram ou estão em falta com uma das seis consultas exigidas para o pré-natal completo; e coleta de exame preventivo para as mulheres que têm entre 25 e 64 anos.

Para ser atendido, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). 

A relação das unidades abertas durante as quatro edições do ‘Sabadão’ pode ser consultada a cada semana no site da Semsa e nas redes sociais da Secretaria no Instagram e no facebook.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

image
 
 
image
 
 
image
 
 
image
 
 
image

Tags