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Transtorno

Bilhetagem: recurso do Sinetram é negado e justiça mantém decisão que proíbe substituição do sistema em Manaus

Passageiros têm reclamado de diversas falhas no novo sistema de bilhete eletrônico
image Crédito: Reprodução/Internet
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 3 semanas

O recurso do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) foi negado pela Justiça do Amazonas que manteve, nessa terça-feira, 21, a decisão que proíbe a substituição do sistema de bilhetagem nos ônibus do transporte público de Manaus.

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O novo sistema tem sido alvo de reclamações de usuários do transporte coletivo.

Portal Norte de Notícias entrou em contato com o Sinetram e aguarda o posicionamento.

A desembargadora Joana dos Santos Meirelles enfatiza na decisão em segunda instância, que o sindicato substituiu a empresa que fazia o gerenciamento da bilhetagem eletrônica, em atividade na capital desde 2003, antes do término do contrato.

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Na semana passada, a juíza Maria Eunice Torres do Nascimento já havia proibido, em caráter liminar, a troca do sistema e fixado multa R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento.

Desde o dia 10 de junho, reclamações a respeito do novo sistema de bilhetagem têm se multiplicado.

Mesmo após a parada programada, ocorrida na última sexta-feira, 17, para realizar a atualização no sistema Passa Fácil do Sinetram, muitos usuários têm relatado problemas para utilizar o serviço.

Por conta das falhas, longas filas têm sido registradas nos terminais de ônibus e em frente à sede do Sinetram, no Centro, Zona Sul da capital.

Entre os principais problemas relatados pelos passageiros estão:

- Integração temporal não funciona;

- Crédito é debitado, mas a catraca não é liberada;

- Impossibilidade de conferir saldo da carteirinha;

- Mensagens nos validadores que indicam que a carteirinha está vencida ou bloqueada;

Processo de atendimento do Sinetram

Em nota, o Sinetram informou que o processo conclusão de melhoria do Sistema de Bilhetagem deve ocorrer nos próximos dias e, assim que finalizado, serão disponibilizas as tecnologias programadas para a compra de passagens e novas formas de acesso ao transporte coletivo nas catracas.

Os cartões que não são reconhecidos pelos validadores estão sendo trocados pelo Sinetram de forma presencial. O órgão aumentou o número de atendentes nos postos centrais e dividiu as demandas de atendimento em Estudantes e Vale Transporte.

Os cartões estudantis continuam sendo emitidos na Sede do órgão e os de VT em um estabelecimento alugado a poucos metros da Sede, na Igreja Missão Global da Fé, onde a população espera sentada. Trata-se de um espaço climatizado e sem as filas convencionais.

Os passageiros que precisam carregar os cartões PassaFácil devem procurar um dos postos do Sinetram nos Terminais e Estações de Transferência.

O Sinetram também abriu um canal de atendimento à população para responder dúvidas sobre o crédito no cartão PassaFácil e Integração Temporal.

Todos os relatos são checados, respondidos e resolvidos. O endereço do  e-mail é atendimentosinetram@sinetram.com.br e deve conter nome, CPF, número do cartão, tipo do cartão PassaFácil, data do débito da integração, linha embarcada e linha de integração.

Ressarcimento

A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) orienta que o usuário que está sendo prejudicado faça Boletim de Ocorrência (BO) e ingresse na Justiça para ter seus prejuízos ressarcidos.Outros órgãos também podem agir como é o caso do Ministério Público Estadual, por meio de ações coletivas.

IMMU orienta usuário a não pagar duas passagens

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) se manifestou informando que há um acordo com as empresas de ônibus para que a população não seja penalizada.

O diretor-presidente do instituto, Paulo Henrique Martins, afirmou que, caso o problema seja a catraca ou o validador, a população não será obrigada a pagar duas passagens.

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