image


Cuidados 🦟

Bairros de Manaus recebem ações de combate ao Aedes Aegypti

O objetivo é reduzir ainda mais o risco para a ocorrência de casos de dengue no município
image Crédito: Divulgação/ Altemar Alcantara/Semcom- Ação de combate a dengue em Manaus
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 2 semanas

Seis bairros de Manaus começaram a receber a partir desta quarta-feira, 18, ações de combate ao Aedes Aegypti.

O objetivo é reduzir ainda mais o risco para a ocorrência de casos de dengue no município, assim como de zika virus e chikungunya, priorizando os bairros com maior índice de infestação do Aedes aegypti e os que têm registrado um aumento no número de casos de dengue.

- Envie esta notícia no seu Whatsapp

- Envie esta notícia no seu Telegram

Para a intensificação, a Semsa definiu seis bairros prioritários: Redenção, Alvorada, Compensa e Lírio do Vale, na zona Oeste; e JorgeTeixeira (3ª e 4ª etapas) e Zumbi dos Palmares, na zona Leste.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, a ação foi definida a partir do resultado do 1º Diagnóstico de Infestação do Aedes Aegypti de 2022, executado no mês de abril, que identificou os bairro de Manaus com maior risco para as doenças transmitidas pe mosquito.

O último Diagnóstico apontou que Manaus, a cidade médio risco, com um índice de infestação de 2,2% do Aedes Aegypti.

A intensificação será executada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

_________________________

RELACIONADAS

Aedes aegypti: Manaus tem 17 bairros em alta vulnerabilidade para doenças transmitidas pelo mosquito

No Amazonas, primeiros meses do ano registram duas mortes e 2.287 casos de dengue

VÍDEO: agentes de saúde fazem inspeção contra dengue em Manaus

___________________________

Foto: André Meirelles/Portal Norte- Agentes da Semsa, Semulp e FVS em ação no bairro Redenção. 

 

Bairros

Na Oeste de Manaus, o bairro Redenção apresentou um índice de infestação predial do Aedes de 3,8%, e que já registra este ano 17 casos notificados de dengue, quatro de zika e dois de chikungunya.

E será o primeiro bairro a receber a ação nesta quarta-feira, 18.

Após a atividade no bairro Redenção, a Semsa vai passar a atuar nos bairros Zumbi, que apresentou um índice de infestação de 9%, Jorge Teixeira com índice de 4,6%, Alvorada com 4,4%, Lírio do Vale com2% de infestação e Compensa com 3,4%.

Ações

As ações incluem a parceria mutirão para reforçar o trabalho de retirada de lixo, considerando que os depósitos tipo lixo recipientes, como garrafas, latas e ferro velho, são os criadouros predominantes em Manaus, apontados no levantamento do índice de infestação, correspondendo por mais de 37% de positividade para as larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis pesquisados.

"A ação vai envolver ainda tratamento focal com larvicida, remoção ou destruição de recipientes em que há acúmulo de água e que podem servir como criadouros do Aedes. Serão desenvolvidas ainda ações deeducação em saúde e mobilização social nas comunidades. A FVS fornecerá duas máquinas para aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV Pesada) para eliminação do mosquito adulto", relada Alciles Comape, chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Semsa.

_____________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image
 
 
image
 
 
image
 
 
image
 
 
image

 

Tags