image


'Golden Retriever'

Conheça Mercedes, a cadela terapeuta que transforma a vida de crianças especiais em Manaus

Psicóloga e pais afirmam que interação com o animal eleva resultados de assistidos
image Crédito: John Britto/Portal Norte de Notícias
Fonte: John Britto - Há 2 semanas

A terapia de humanos com a participação de animais é uma atividade que vem ajudando a mudar a vida de muitas pessoas. Na Zona Sul de Manaus, uma instituição sem fins lucrativos está conseguindo viabilizar mudanças positivas a seus frenquentadores com a interação de uma cadela.

Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Ela vem sendo companheira de autistas, cadeirantes, portadores de síndrome de down, microcefalia e outras deficiências.

O Lar de Vitórias atende de forma gratuita crianças e adolescentes.

A ONG dispõe de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogia, além da técnica do cão terapeuta.

Portal Norte de Notícias conversou com a Psicóloga Claudia Regina Xavier de Araújo que é Especialista em Terapia Assistida com Animais e que trabalha na instituição há mais de 3 anos.

A parceira de Claudia é Mercedes Marley Araújo, uma cadela terapeuta da raça Golden Retriever.

Um cachorro terapeuta é um pet que ajuda outras pessoas a terem melhor qualidade de vida ou bem-estar durante algum tratamento específico.

Segundo a psicóloga, a presença de Mercedes no ambiente de tratamento já é o suficiente para melhorar o humor do espaço e, assim, deixar o paciente mais tranquilo.

Claudia diz que a receptividade do trabalho por parte de pais e crianças é muito boa e ressalta sobre a importância da participação da família no processo.

“Eu faço uma anamnese da criança e, conforme a problemática, desenvolvo oficinas e faço um reforço junto com a Mercedes. Ela é utilizada como forma de dar mais segurança para a família” explica.

Ana Beatriz é uma das crianças atendidas pela psicóloga. A tia da menina, Aucenira Brandão Lopes, conta que assim que sua sobrinha iniciou o tratamento ela mudou bastante, mostrando desenvolvimento com o tratamento.

“Eles têm sido fundamentais na vida de qualquer criança que tem algum tipo de deficiência e ajudam muito em todo o tratamento”, diz Aucenira.

Outro assistido é o Asafe Gabriel. A mãe dele, Ana Célia Ribeiro, confirma a evolução do filho durante as atividades.

“Ele evoluiu muito porque, antes de chegar aqui, não sabia identificar as emoções e aqui ele tá aprendendo muito. Mercedes tem sido fundamental na vida dele. Ele a ama”, diz emocionada.

A participação da cadela Mercedes na terapia demonstra o trabalho importante que animais podem proporcionar além daqueles que conhecemos.

Como outros exemplos, podemos citar também as atividades desenvolvidas com botos e cavalos.

Uma amostra de que vale acreditar e é necessário respeitar esses ‘terapeutas’ tão dedicados e com missões que vão além do que podemos enxergar.

No bairro Japiim, o Lar das Vitórias é uma instituição que depende de apoio e de doações para o seu pleno funcionamento.

Quem tiver interesse em ajudar, basta entrar em contato via WhatsApp no número (92) 98490-7536.

________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS image image
 
image
 
 
image image

Tags