image


Alta

Produção industrial do Amazonas aumenta 0,3% em março, aponta IBGE

A fabricação de refrigerantes apresentou resultado positivo em março, na comparação com o mesmo mês de 2021
image Crédito: Divulgação/BMW-
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 2 semanas

Em março, a indústria do Amazonas avançou 0,3% na produção, em relação ao mês anterior (10,0%). Na comparação com março do ano passado, houve queda de 4,1% na produção. 

Esses são resultados regionais da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgado nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

No percentual acumulado do ano, a variação é de 0,5%, e no acumulado dos últimos 12 meses, por sua vez, houve alta de 6,5%.

A produção nacional também apresentou avanço de 0,3%, em março, e nove dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentaram taxas positivas.

A variação de 0,3% na produção industrial do Amazonas em março, com relação a fevereiro, foi a 7º maior do ranking dos locais pesquisados.

A queda de 4,1% na produção industrial do Amazonas, em março de 2021, em comparação com março do ano passado, foi a terceira maior entre os locais pesquisados. 

No acumulado do ano (janeiro a março), o avanço de 0,5% na produção industrial do Amazonas coloca o Estado numa posição intermediária no ranking das 14 unidades da federação pesquisadas (6º).

_____________________________________

RELACIONADAS

Produção industrial no Amazonas cresce 7,8% em fevereiro, aponta IBGE

+ Produção de motocicletas tem alta de 37% no 1º trimestre no Polo Industrial de Manaus, aponta Abraciclo

+ Multilaser irá produzir scooters e motos elétricas na Zona Franca de Manaus

_____________________________________

Desempenho por atividades

Em março de 2022, na comparação com março de 2021, as indústrias de transformação do Amazonas tiveram queda de 4,1%, e as indústrias extrativas, queda de 3,6%.

Nesse período, as atividades da indústria do Amazonas com resultado negativo na produção foram as seguintes:

Impressão e reprodução de gravações (-80,3%) (DVDs e discos), Fabricação de máquinas e equipamento (-71,6%) (artefato de aço e tampas e cápsulas) Fabricação de produtos de borracha (-16,8%), fabricação de produtos de metal (-16,7%) (lâminas, aparelhos de barbear, estruturas de ferro) Fabricação de máquinas e equipamentos e materiais elétricos (-13,6%) (conversores, alarmes, condutores e baterias) Fabricação de equipamentos de informática e eletrônicos (-9,1%) (celular, computador e máquinas digitais) Outros equipamentos de transportes (-1,9%) (motocicletas e suas peças).

Resultado positivo

As atividades da indústria local com resultado positivo em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foram as seguintes:

Fabricação de bebidas (11,3%) Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (0,9%) (gás natural).

_________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image
 
 
image
 
 
image
 
 
image
 
 
image

Tags