image


Automóveis

Brasil apresenta queda de 15,8% nas vendas de veículos em fevereiro, aponta Anfavea

Falta de componentes dificulta fábricas
image Crédito: Divulgação/Washington Alves/Agência Brasil
Fonte: Portal Norte de Notícia - Há 4 semanas

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta terça-feira, 8, o balanço da produção de veículos no Brasil. Em fevereiro deste ano foram montadas 165,9 mil unidades

A produção de veículos teve queda de 15,8% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2021. Em comparação com janeiro, no entanto, o número representa uma alta de 14,1%.

- Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

As vendas de veículos novos em fevereiro também sofreram retração de 22,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram emplacadas 129,3 mil unidades no segundo mês de 2022.

Segundo o presidente da Anfavea, Luis Carlos Moraes, neste início de ano a indústria ainda passa pelas dificuldades que traziam problemas no ano passado. “O número está em linha com o que a gente imaginava, enfrentando desafios pela [variante] Ômicron e também pela falta de componentes”, justificou.

__________________________________

RELACIONADAS

Brasil apresenta queda de 38,5% nas vendas de veículos em janeiro, aponta Anfavea

Redução de IPI diminui valor do carro zero, mas pode frustrar consumidor; veja preços

+ Fiat Strada desbanca Onix e é o carro zero mais vendido no Brasil em 2021; veja lista dos 10 mais, segundo a Fenabrave

_______________________________________

Automóveis e caminhões

A produção de automóveis e veículos leves teve recuo de 16,9% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2021, com a fabricação de 152,6 mil unidades.

As vendas da categoria evidenciaram retração de 24% em relação a fevereiro do ano passado, com a comercialização de 120,4 mil unidades.

A fabricação de caminhões teve redução de 3,5% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2022, com a produção de 11,4 mil unidades.

As vendas, entretanto, tiveram alta de 2,1%, com a comercialização de 7,9 mil unidades.

Exportações e emprego

As exportações tiveram alta de 25,4% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2021, com a venda de 41,4 mil unidades para o exterior.

De acordo com Moraes, parte da elevação no mês se deve a cargas que não conseguiram ser embarcadas em janeiro e só puderam seguir para seus destinos no mês seguinte.

No acumulado de janeiro e fevereiro em relação aos dois primeiros meses de 2021, o resultado ainda é de alta de 17,3%, com a exportação de 69,1 mil veículos.

A quantidade de postos de trabalho na indústria em fevereiro é 3,2% menor do que no mesmo mês do ano passado, com 101,3 mil pessoas empregadas.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image
 
image image
 
 
image
 
 
image

 

Tags