image


Turismo

Parintins vai ganhar museu dos bumbás Garantido e Caprichoso

Objetivo é a preservação do patrimônio cultural e da memória dos bois, além do Festival Folclórico
image Crédito: Divulgação/Amazonastur - Bois Caprichoso e Garantido
Fonte: Da Redação - Há 1 semanas

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) assinou, na quinta-feira, 05, o contrato para a construção do Museu dos Bois-Bumbás de Parintins, a 369 Km de Manaus.

Os projetos serão elaborados pela Agência E, vencedora da licitação. Ela vai desenver todo o projeto arquitetônico do empreendimento, que vai abranger aproximadamente 2 mil metros quadrados.

O museu quer promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural material e imaterial e da memória dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso, além do Festival Folclórico de Parintins.

De acordo com a Amazonastur, o contrato representa a pedra fundamental do empreendimento e trará um novo produto turístico para a cidade.

“Será uma obra que terá uma possibilidade de visitação durante todo o ano. Um produto turístico além do Festival de Parintins, que com certeza se integrará ainda mais com as festividades da região. Ganha a cidade de Parintins, ganha o estado do Amazonas”, disse Sérgio Litaiff, gestor da Amazonastur.

Segundo o engenheiro civil da Agência E, Alexandre Claro, a musicalidade do festival influenciou na formatação dos projetos, além de pesquisas em museus e também em Parintins.

“Entendemos que todos os conceitos, sejam eles culturais, religiosos, locais, estão dentro das músicas, e isso realmente foi a principal fonte de inspiração nossa. Todos os elementos que são abordados no contexto da elaboração do próprio festival fazem parte do projeto”, disse o engenheiro.

O espaço contempla, entre outros setores, áreas de exposições permanentes e temporárias; uma área destinada aos visitantes, com praça de alimentação e lojas dos Bois Caprichoso e Garantido. O museu terá capacidade de receber público rotativo de aproximadamente 150 pessoas.

 

Visita técnica

A equipe técnica da Amazonastur e da Agência E realizaram visita técnica em Parintins para levantamento de informações cadastrais. De acordo com Litaiff, o momento é o pontapé inicial para a elaboração do anteprojeto.

“Fizemos questão de acompanhar a equipe nessa etapa em que eles irão realizar o levantamento das informações iniciais do projeto. Acreditamos que isso facilitará o desenvolvimento desse trabalho, que está sendo feito com muito empenho por parte de todas as equipes envolvidas”, destacou.

A Amazonastur não divulgou a previsão da data de inauguração do local.

História

Criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegra Católica (JAC) com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, o Festival Folclórico de Parintins teve sua primeira edição em 1965. O evento contribui com a economia local movimentando o terceiro setor com serviços, turismo e comércio em geral, principalmente nos três meses que antecedem o festival.

O Festival Folclórico de Parintins é o maior evento folclórico a céu aberto do mundo e atrai milhares de turistas para prestigiarem os bumbás no último final de semana do mês de junho. Em 2019, o Festival foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os bumbás de Parintins Caprichoso e Garantido também são Patrimônio Cultural do Amazonas, título conferido no ano de 2013.

Em 2019, o evento movimentou mais de R$ 50 milhões no município na cadeia de produtos e serviços, além de ter atraído 66 mil turistas, um crescimento de 10,53% em relação ao ano de 2018. O Museu será construído na Praça da Liberdade, no Centro da cidade.

Tags