image


Educação

Representantes de 17 etnias se reúnem para discutir Educação Indígena, no Amazonas

O encontro tem como tema: 'Os desafios da educação escolar indígena no contexto da pandemia do COVID-19'
image Crédito: Euzivaldo Queiroz/Seduc - Reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena
Fonte: Portal Norte de Notícias - Há 1 semanas

Nesta quarta-feira, 24, foi realizada a abertura oficial da primeira Reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (Ceei-AM), com o tema: “Os desafios da educação escolar indígena no contexto da pandemia do COVID-19”.

Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Com a participação de 17 etnias, o evento acontece até a próxima sexta-feira, 26, e tem como objetivo debater as demandas da educação indígena, além de proporcionar formação para os conselheiros no âmbito das políticas públicas frente às realidades no Amazonas.

O encontro está sendo realizados no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Distrito Industrial I, Av. Silves, 2222, bairro Crespo, Zona Sul de Manaus.

Segundo o presidente do CEEI-AM, Jesiel Santos dos Santos, o encontro procura ter um novo olhar sobre a educação indígena.

“Essa é a primeira vez que nos vemos após o ápice da Covid-19 no Amazonas. Então, este é um momento histórico, dialogar com os nossos parentes sobre as demandas que nós vivemos é muito importante, nossas especificidades e a nossa realidade precisa ser debatida. E assim, eu acredito que a ideia é essa, pois estamos no mesmo barco pela luta a favor da educação escolar indígena”, destacou Jesiel.

Para o representante da região do Baixo Amazonas, o conselheiro Elizeu Hixkaryana, da etnia Hixkaryana, localizada no município de Nhamundá, é muito importante reunir indígenas de todas as calhas do Estado

“A gente busca se unir com os diferentes povos, tudo com um único objetivo, a melhoria da qualidade da educação escolar indígena do Amazonas. Logo, é muito importante para nós dos povos indígenas do Amazonas, ter as nossas demandas sendo ouvidas”, disse. 

_____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

VÍDEO: filho se desespera ao reconhecer pai morto por engano, em Manaus

 

Mãe de Jennifer conta a filha sobre morte do namorado mochileiro: 'ela ficou desesperada'

 

VÍDEO: agricultor morre afogado em comunidade rural de Manacapuru, interior do Amazonas

 

VÍDEO: Rio Madeira é invadido por balsas e dragas de garimpo ilegal no AM

 

Cresce procura por Gás Natural Veicular em Manaus e consumo em setembro tem alta de 48,5%, diz Cigás

 

Tags
image